sábado, 21 de abril de 2012

Joan Jett

A primeira vez que ouvi e vi Joan Jett foi há uns 4 anos atrás, durante o extinto MTV Lab Clássicos, exibido diaramente na MTV Brasil. O videoclipe que foi exibido foi o referente a música "I Love Rock And Roll", de 1981. Foi "paixão a primeira música".
Joan Jett, é uma cantora e guitarrista norte-americana, responsável por muitas transformações no rock como é conhecido atualmente. Pra entender essa história, vamos voltar ao tempo, precisamente para meados de 1975.
Joan sempre quis fazer música,mas tinha um pequeno problema: não conseguia pessoas que achassem sua ideia boa. Um dia ,ela encontrou o produtor Kim Fowley e falou da sua ideia: montar uma banda de rock só de garotas. Kim Fowley apresentou a baterista Sandy West e a baixista Jackie Fox a Joan. Algum tempo depois, Cherie Curie assumiu os vocais e Lita Ford a outra guitarra: estava formado a The Runaways. Joan compôs os maiores hits, dentre eles "Cherry Bomb", "Dead End Justice" e "California Paradise"


Da esquerda para direita: Joan Jett com Cherie Curie em 1977, no Japão; Com a segunda formação da The Runaways em 1978, já como guitarrista/vocalista; Com a primeira formação da The Runaways, ao lado de Cherie Curie (Voz),Jackie Fox (Baixo), Lita Ford (Guitarra) e Sandy West (Bateria)
Com a The Runaways, vieram os problemas. Ninguém em 1975 estava preparado para ligar o rádio e ouvir o rock and roll de cinco garotas, mas mesmo assim, conquistaram uma legião de fãs. Cherie Curie não estva preparada para a fama assim como Jackie Fox e em 1977 depois de uma gloriosa temporada de shows no Japão, saíram da banda. Joan que já fazia a segunda voz assumiu os vocais e prosseguiu com a banda até 1979, quando a mesma se desfez por problemas internos e externos.
Em 1979, com o fim da The Runaways, Joan decidiu investir na carreira solo e nesse período, conheceu o produtor e compositor Kenny Laguna, que a ajudou a compor suas músicas. Em 1980, Joan Jett lançou o seu primeiro disco, que depois foi intitulado 'Bad Reputation". Esse disco foi rejeitado por 23 gravadoras, em parte por ser de rock e em parte por ter uma mulher no vocal. Por conta dessas circunstâncias, Joan Jett foi a primeira mulher do mundo a abrir sua própria gravadora, a Blackheart Records, que existe até hoje.
Curiosidade 1: No videoclipe de "Bad Reputation", há uma alusão a rejeição do disco e ao preconceito da época.
Curiosidade 2: Como o videoclipe de "Bad Reputation" foi lançado em 1981, época que Joan já havia formado a banda Joan Jett and The Blackhearts, que ao contrário da The Runaways
tinha apenas Joan de mulher, eles aparecem no videoclipe, mas não participaram da gravação do álbum.





Com a formação da Joan Jett and The Blackeharts, foi lançado o
disco I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial. No mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, a música "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.





Dá esquerda para direita: Joan Jett and The Blackhearts nos anos 80, em foto de divulgação do disco "I Love Rock 'n Roll"; Joan Jett and The Blackhearts em sua segunda formação ,nos anos 90, formação que continua até hoje.
Com os Blackhearts, Joan Jett emplacou muitos sucessos, dentre eles "Crimson and Clover" (1982), considerada por muitos melhor do que a versão original  da banda Tommy James & The Shondells, "Do You Wanna Touch Me" (1982), " I Hate Myself For Loving You "(1988), "Love Hurts" (1990) e "Androgynous" (2007).
Curiosidade 3: Joan Jett sempre fez sucesso com regravações.Em todos os seus discos há músicas antigas que nunca fizeram sucesso, mas quando Joan as regravou estourou nas rádios. Um grande exemplo é a música " I Love Rock 'n Roll" que muitos só conhecem na voz de Joan.





Da esquerda para direita: As várias fases de Joan Jett - de 1975 á 2012
Curiosidade 4: Joan Jett estrelou um filme ao lado de Michael J. Fox (o eterno Marty Mcfly da trilogia "De Volta Para o Futuro"). O filme chama-se "Light Of Day", que conta a história de uma jovem Patti Rasnick (Joan Jett), que ao lado de seu irmão Joe Rasnick (Michael J. Fox) sonham em ter uma bem sucedida banda de rock. Mas, Patti é mãe solteira e tem um relacionamento conturbado com a mãe. Patti então decide mergulhar de cabeça em um estilo de vida despreocupado.O irmão, Joe Rasnick, se afasta da música  para dar alguma estabilidade para o seu jovem sobrinho. É preciso uma crise familiar para trazer de volta para casa Patti e forçá-la a enfrentar o passado espinhoso com a mãe. Do filme saiu o hit homônimo "Light Of Day".




Atualmente, Joan Jett é considerada uma das melhores guitarristas de todos os tempos, em uma lista onde só há apenas Joan e Joni Mitchell de mulheres. É considerada a 11ª mulher mais influente no rock, na frente de uma das influências do Punk como Patti Smith (assunto para outro post).
Curiosidade 5: A The Runaways foi prepussor do Punk Rock. Porém, Joan se distanciou do gênero durante sua carreira solo.

Em abril de 2012 ela fez o seu primeiro show no Brasil, durante o festival  Lolapalloza e tocou "Bad Reputation" com o Foo Fighters. Dave Grohl declarou em uma entrevista que "Joan Jett é o verdadeiro Rock and Roll. Quando ela fala de rock and roll, ela se impõe. Ela é incrível". Melhor definição para Joan, afinal ela mudou a história da música.


Integrantes da The Runaways:


1ª Formação:
Joan Jett - Guitarra
Cherie Currie:Vocais
Sandy West :Bateria
Lita Ford:Guitarra
Jackie Fox:Baixo


2ª Formação:
Joan Jett: Voz e Guitarra
Lita Ford: Guitarra
Sandy West: Bateria
Vickie Blue: Baixo


Integrantes da Joan Jett and The Blackhearts:


Joan Jett: Voz e Guitarra
Thommy Price: Bateria
Dougie Needls:Guitarra
Enzo: Baixo


Links:
http://www.joanjett.com/
http://greatesthits.joanjett.com/
http://therunaways.com/
http://www.myspace.com/joanjettntheblackhearts

Nenhum comentário:

Postar um comentário